fbpx
Oi! Eu serei seu Mentor!

Oi! Eu serei seu Mentor!

Conheça o TREINAMENTO 100% ONLINE e GRATUITO, que te ensina a trabalhar em casa e a ter sucesso na internet. E descubra como vender qualquer tipo de produto!

ACESSAR O TREINAMENTO AGORA*Abra o Link no Celular.

Como acompanhar as conversões offline de anúncios do GoogleDenise Varela

Como acompanhar as conversões offline de anúncios do GoogleDenise Varela
Views: 42
0 0
Read Time:10 Minute, 6 Second

Você já ouviu falar das conversões offline? Elas acontecem quando as conversões de vendas são realizadas no ambiente físico, mas o cliente foi atraído pelas estratégias de marketing realizadas no ambiente online. Elas podem ocorrer em inúmeras situações e, por essa razão, devem ser consideradas na mensuração dos resultados de vendas da empresa.

Além disso, o controle dos recursos de marketing ao utilizar de maneira correta as configurações de conversões offline do Google são muito vantajosas para uma correta mensuração das suas estratégias de marketing digital.

Portanto, ter conhecimento sobre esse assunto auxilia no mapeamento dos comportamentos de consumo, e torna a obtenção de dados acerca da efetividade do trabalho do marketing mais precisa.

Quer aprender a como acompanhar as conversões offline de anúncios do Google? Então, continue a leitura até o final!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Conversão offline: o que é?

A conversão offline acontece quando os conteúdos criados no ambiente digital direcionam os consumidores a eventos offline, direcionado ao fechamento da venda. Com isso, a aquisição de um produto ou serviço acontece sem estar inserida em um canal de venda digital, embora seja oriunda de um anúncio na internet.

Pode parecer bastante complicado à primeira vista, no entanto, é bem mais simples do que parece. Basicamente, todo clique em anúncios adquire um identificador único dentro da plataforma Google Ads, denominado GClid (Identificador de clique do Google).

Essa ferramenta possui diversas aplicações dentro das plataformas de marketing digital, e ao longo deste artigo, vamos explicar sua funcionalidade e como a ferramenta permite acompanhar e registrar uma venda que acontece fora do meio online.

Separamos aqui alguns artigos que podem te interessar:

Quer ter acesso às melhores dicas de vendas? Clique aqui e confira!Que tal converter leitores em leads? Saiba como clicando aqui!Quer potencializar as suas vendas na internet? Confira neste artigo!

Como melhorar a taxa de conversão

Em uma operação comercial, a taxa de conversão é uma métrica básica.

Ela faz a mensuração da porcentagem de indivíduos que completaram uma ação almejada e avançaram em uma etapa específica do funil de vendas. Ou seja, é a avaliação do nível de sucesso do anúncio e, se ele, de fato, foi capaz de atrair a atenção do público-alvo fazendo com que ele preencha formulários, se inscreva em uma newsletter ou realize a compra.

Essa taxa pode ser melhorada de muitas formas e dependerá da categoria da empresa em questão. No entanto, para atingir esse objetivo, é de suma importância que o profissional responsável pelo contato com o cliente em potencial esteja ciente das campanhas de marketing e dos demais conteúdos que estão circulando por anúncios e propagandas.

Dessa forma, pode-se fazer uso de tais informações, com o objetivo de despertar gatilhos mentais e comportamentos de compra durante o atendimento. Além disso, esses dados ajudam a esclarecer possíveis dúvidas que o consumidor tenha em relação ao anúncio no qual teve contato.

Sendo assim, o preparo da equipe e o alinhamento das condições ofertadas, fazem total diferença para que o público decida adquirir o produto ou serviço em questão.

A diferença entre conversão offline e conversão online

A principal diferença entre conversão offline e conversão online é que, no primeiro caso, a operação comercial acontece em canais de atendimento não automatizados e, consequentemente, incapazes de registrar a venda em plataforma, sem que haja um profissional responsável pela inserção dos dados.

Em contrapartida, a conversão online é a que acontece no meio digital, e não demanda deslocamento do cliente até uma loja física, por exemplo. No entanto, é possível ter campanhas de marketing online que direcionam o público para atendimentos presenciais ou por telefone.

Perceba que mesmo a venda acontecendo offline, trata-se de um trabalho decorrente do marketing digital, portanto, pode ser feita a associação entre o clique da pessoa e a compra. Isso torna viável sua identificação dentro do funil de vendas e explicita quais estratégias de marketing estão sendo mais efetivas.

Como funciona a conversão offline do Google

É muito comum que um cliente em potencial, após uma pesquisa, faça uso do anúncio apenas para conseguir o telefone da empresa, marcar uma reunião ou, simplesmente, localizar o endereço e realizar uma visita para conhecer pessoalmente o negócio.

É dessa maneira que as conversões offline acontecem: a publicidade tem o objetivo de ampliar as oportunidades de venda que ocorrerão de forma offline.

Após uma operação comercial, o Google ADS possibilita ainda a importação de dados offline. Com isso, é possível correlacionar o contato e a aquisição feita pelo cliente ao clique capturado e armazenado pelo GClid.

Com esses dados, ainda é possível detectar que tipo de estratégia de marketing está gerando maior engajamento e cumprindo sua missão de transformar o público-alvo em consumidor.

Benefícios

Antes de expor as vantagens da conversão offline, é importante ressaltar que, dependendo da natureza do seu negócio, deixar de contabilizar corretamente o sucesso obtido pelas estratégias de marketing em relação à aquisição offline, pode fazer com que muitas conversões sejam perdidas.

Afinal, alguns negócios têm ramificações que tornam viável que a maior parte das vendas ocorra por meios offline, como é o caso de prestações de serviço, por exemplo. Neste caso, é indispensável o acompanhamento e associação correta do clique do anúncio com o evento do ambiente offline, que desencadeia a conversão.

Esse cuidado reverbera no sucesso dos futuros resultados de vendas, uma vez que elas tendem a se multiplicar. 

Acompanhe a seguir os principais benefícios da conversão offline!

Maior controle das taxas de conversão;preparo da equipe para a conversão física;possibilidade de um atendimento que utilize informações das propagandas;conversões offline que não sejam somente para vendas;melhoria no controle dos gastos do marketing digital.

Essas vantagens promovem um grande diferencial para o negócio que terá melhorias em diversos aspectos, e obterá dados capazes de fazer com que a imagem do público-alvo fique mais clara.

Sendo assim, ao conhecer melhor o público, as chances de realização de ofertas alinhadas às suas demandas é multiplicado, e as conversões tornam-se mais simples.

Tipos de conversão

Até aqui pudemos observar as conversões offline com foco em operações comerciais. No entanto, nem sempre elas envolvem a aquisição de um produto ou serviço, uma vez que o marketing digital considera como conversão a decisão do usuário em realizar a ação proposta pelo conteúdo.

Portanto, fazer com que o público-alvo realize a compra é apenas um dos tipos de conversão existentes. Além disso, podemos citar a inscrição em uma rede social, o download de um conteúdo, o clique em uma copy de anúncios e até mesmo o consumo de um outro conteúdo subsequente do seu funil de vendas.

A seguir, vamos conhecer melhor os principais tipos de conversão. Acompanhe até o final!

Conversão social

A chamada conversão social acontece quando o usuário que foi atraído pelo anúncio realiza uma ação direcionada às mídias sociais. Pode ser o compartilhamento de um post, um download, o cadastro de um formulário, dentre outros.

Esse tipo de conversão é uma excelente oportunidade para as empresas, uma vez que o próprio público-alvo realiza o trabalho de divulgação do produto ou serviço, ampliando as chances da conversão de compra.

Conversão de compra

A conversão de compra é a metodologia mais difundida entre os negócios. Ela acontece quando o cliente tem acesso à propaganda, se interessa pelo produto ou serviço e toma a ação de aquisição do que está sendo ofertado.

Conversão de lead

A conversão de lead é uma excelente oportunidade de negócio para a corporação, e pode ocorrer a partir do preenchimento de um formulário, resposta a um email marketing e, até mesmo, um pop-up de seu website.

Esse é um dos tipos de conversão mais importantes, pois representa as pessoas que estão engajadas de forma genuína e dispostas a comprar, ou mesmo interagir com a sua marca.

Configurando as conversões offline de anúncios do Google

Para que a boa gestão dos recursos de marketing e o sucesso das campanhas aconteçam, é fundamental configurar as conversões offline de modo a conquistar um acompanhamento sólido das ações de marketing, que resultam em um comportamento do consumidor fora das redes.

A boa notícia é que essa configuração no Google Ads é bastante simples. Por isso, separamos um passo a passo que explica como adicionar esse tipo de conversão a sua campanha. Confira!

Passo 1: Clique em adicionar nova conversão e selecione importar dados do google analytics ou outra fonte.

Passo 2: Na tela seguinte, selecione a categoria de lead e nomeie a conversão. Desta forma é possível associar o lead a ação e categorizá-lo como lead qualificado, ou lead convertido. Caso necessário, você pode optar por contar cada conversão, o que se mostra bem útil quando a remuneração depende das conversões.Passo 3: Em seguida, prepare um arquivo CSV com as informações necessárias para atribuir a conversão e se você utiliza o salesforce ou outro CRM para gerenciar seus anúncios, ele provavelmente terá configurações de exportação de tabelas que poderão ser utilizadas.Passo 4: A tabela utilizada tem três colunas onde você precisará fornecer o GClid, a data e a hora da conversão no formato adequado além do nome da conversão que precisará ser idêntico ao criado anteriormente, você também pode associar valores de conversão para ter ainda mais controle do seu processo.

Passo 5: Agora basta importar o arquivo CSV no google ads e este pode ser enviado como upload, sincronizado com um arquivo do google drive ou até mesmo vir de uma conexão HTTPS-SFTP de um servidor em uma zona hospedada.

Seguindo esses passos é possível fazer com que as configurações estejam alinhadas às estratégias do seu negócio, atraindo cada vez mais seu público-alvo, tornando-os, de fato, consumidores.

Com isso, além da correta difusão do produto ou serviço, a imagem da marca ganha credibilidade no mercado.

Quais as formas que o Google oferece para fazer o acompanhamento offline

O Google oferece, por meio da ferramenta de importação a possibilidade de captar dados de outros sistemas por meio de arquivos CSV. Estes arquivos podem ser provenientes do CRM ou podem ser criados por você mesmo.

Existem também vários meios de se alimentar o Google com este arquivo, nos quais o mais eficiente provavelmente são os que estão disponíveis no Google Drive, uma vez que ele estará sempre atualizado.

Além disso, é interessante ter ferramentas de automação que façam o upload para o Google Ads automaticamente, como é o caso das conexões SFTP.

Como automatizar o processo de conversão offline do Google

O processo de conversão offline pode ser automatizado de diversas formas. Dentre elas, podemos citar, o preenchimento de um formulário de agendamento após o clique em um anúncio que captura, através do parâmetro do servidor, o clique e o associa ao agendamento dentro do seu CRM.

Além disso, é possível associar um GClid a uma ligação telefônica, caso o seu sistema envolva uma equipe de televendas. Neste caso, é importante capturar outros dados como data e hora da ligação para vinculá-lo com o seu canal de vendas.

Outra alternativa ainda, é fazer com que, a partir de um anúncio, o cliente receba um cupom único que seja associado ao seu GClid. Desta forma, quando o consumidor efetuar uma compra ou qualquer outra ação proposta pelo cupom, você terá associado o clique a ação offline do cupom.

Como vimos ao longo desta leitura, as conversões offline podem ser uma etapa fundamental para otimizar o seu funil de vendas, e fazer a associação correta das ações do ambiente offline com as conversões dentro do seu sistema digital.

Dessa forma, é possível ter maior controle da efetividade do seu marketing, além de abrir infinitamente o leque de possibilidades do seu negócio.

E então, o que achou do nosso artigo? Ficou interessado em saber mais sobre este tema? Continue com a gente e leia nosso post sobre Offline Conversion Tracking que oferece mais informações sobre o acompanhamento das conversões offline e sua importação de outros sistemas!

The post Como acompanhar as conversões offline de anúncios do Google appeared first on Rock Content – BR.

About Post Author

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Faça o Download do Ebook Gratuito

A Mentalidade de Sucesso do Empreendedor Online: Por Trás Das Mentes Dos Empreendedores Online Mais Bem-sucedidos De Todo O Planeta!

DOWNLOAD DO EBOOK*Abra o Link no Celular.

Sobre o Autor

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.