fbpx
Oi! Eu serei seu Mentor!

Oi! Eu serei seu Mentor!

Conheça o TREINAMENTO 100% ONLINE e GRATUITO, que te ensina a trabalhar em casa e a ter sucesso na internet. E descubra como vender qualquer tipo de produto!

ACESSAR O TREINAMENTO AGORA*Abra o Link no Celular.

Como criar conteúdo no YouTube?Redator Rock Content

Como criar conteúdo no YouTube?Redator Rock Content
Views: 32
0 0
Read Time:7 Minute, 33 Second

Você certamente já recorreu ao YouTube para se entregar, buscar ajuda com um tutorial ou poder rever alguma cena de um filme ou novela. Essa plataforma de vídeo e rede social é tremenda e conecta mais de um bilhão e meio de usuários ao redor do globo, 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

Dentre essa enorme audiência, o Brasil conquistou uma parcela significativa. Os brasileiros representam o segundo maior mercado na plataforma e pesquisas indicam que o público nacional passa mais de quatro horas consumindo conteúdo em vídeo no YouTube. 

Outros levantamentos até reforçaram que a audiência daqui já elegeu a rede como favorita e durante a pandemia o aumento nos acessos foi de nada mais, nada menos que 91%.

Diante desses números, é fácil visualizar o potencial do YouTube para os negócios e a importância de marcas terem uma presença sólida por lá para engajar seu público-alvo. 

Se você está cogitando começar um canal de YouTube para a sua empresa e está na dúvida de quais são os passos importantes para fazer isso de forma eficaz, acompanhe nosso artigo com dicas de como criar conteúdo no YouTube e saiba como se planejar. 

Veja o que você vai conferir neste post: 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Vamos começar? 

YouTube para negócios

Assim como acontece com outras redes sociais, marcar presença em uma plataforma com tantos acessos como o YouTube é essencial para reforço de marca e para ganhar autoridade. 

Afinal, para muitos usuários o YouTube é mais do que um canal de vídeos de entretenimento: é uma plataforma usada para buscar ajuda, conhecimento, descobrir novos produtos, serviços e mais. Logo, sua empresa tem muito a ganhar ao usar esse canal como forma de criar conteúdo de qualidade para seu público. 

No mais, é notório que o formato em vídeo agrada vários tipos de audiências e engaja as pessoas. Basta ver o sucesso de redes como o TikTok e mudanças de outras redes como o Instagram, que reforçou seu foco em conteúdo em vídeo. 

Assim, apostar nessa estratégia de conteúdo visual e dinâmico para sua empresa pode ser incrivelmente interessante para fortalecer seu SEO e ampliar o repertório de conteúdo que você oferece para seu público. 

Como decidir que conteúdo usar em meu canal no YouTube

Considere o que norteia a criação do seu conteúdo como um todo. Quais são seus objetivos principais? Seus vídeos no YouTube terão como foco entreter o público, tirar dúvidas ou ensinar novas soluções? 

Ao refletir sobre essas questões, você pode começar se dedicar a um processo de brainstorming para pensar em temas de conteúdo tendo seus objetivos centrais em mente. 

Certamente, é essencial criar conteúdo que entregue valor e seja relevante e atraente para seu público. No entanto, para começar, opte por um macrotema (como educar, entreter, inspirar, etc.) para começar a direcionar seu conteúdo e escolher os tópicos dentro do que faz sentido para o seu negócio e para seu público. 

3 dicas para uma boa estratégia de conteúdo no YouTube

Quer entender como criar conteúdo no YouTube que faça a diferença para seu público? Confira nossas dicas!

1. Conheça seu público

É impossível começar sem essa dica fundamental. As demandas, dores, preferências e demais hábitos do seu público-alvo são os principais guias na hora de produzir conteúdo, seja ele qual for.

Para saber como criar conteúdo no YouTube, tenha sempre em mente os interesses e o perfil da sua persona.

Dessa maneira, você conseguirá mais facilmente pensar em pautas e ideias realmente relevantes para postar e atrair o público certo. 

2. Confira as tendências do momento 

Tire um tempo para fazer uma pesquisa e descubra quais são os conteúdos mais procurados no YouTube dentro do seu segmento. Vale a pena também observar o canal dos seus concorrentes e conferir que tipo de material eles postam e como anda o engajamento. 

Outro ponto interessante é sondar se existem influenciadores relacionados ao seu nicho de mercado que estão fazendo sucesso no momento. Essas informações podem apontar oportunidades e lhe dar ideias de como criar conteúdo original e se destacar. 

3. Aprenda com os erros 

O mundo digital hoje, sobretudo quando o assunto são as redes sociais, é extremamente volátil e dinâmico. O que faz sucesso hoje pode ser bem diferente amanhã. Ao criar uma estratégia de conteúdo para o YouTube, é preciso ter olhar atento e flexibilidade para fazer mudanças. 

Com isso, teste formatos e aprenda com os erros. Planeje, mas fique sempre alerta para entender o que não funciona com seu público e que tipo de conteúdo não está alinhado com sua marca ou com os acontecimentos. 

Use o YouTube Analytics para monitorar o desempenho dos seus vídeos e aprender a como otimizar suas novas criações. 

“O YouTube é mais do que um canal de vídeos de entretenimento: é uma plataforma usada para buscar ajuda, conhecimento, descobrir novos produtos, serviços e mais.”

3 erros mais comuns cometidos na criação de conteúdos para YouTube

Quando o assunto é plataformas de redes sociais, o aprendizado é contínuo. As mudanças estão sempre acontecendo, mas é possível evitar alguns erros comuns que podem comprometer sua performance no YouTube. Conheça 3 deles a seguir. 

1. Infringir as regras do YouTube

O YouTube cresceu muito e se tornou uma plataforma sofisticada, o que inclui também regras e políticas internas para toda a comunidade. Em primeiro lugar, é fundamental conhecer todas as Diretrizes da Comunidade do YouTube e ter certeza que seu conteúdo as segue rigorosamente. 

Problemas com violação de direito autoral, conteúdo sensível, violento, fake news e outras questões geram penalidades que podem resultar na sua empresa ser banida permanentemente da plataforma. 

2. Não manter uma periodicidade de conteúdo no canal

Criar conteúdo em vídeo pode ser trabalhoso e demanda dedicação. Por isso, lembre-se de planejar bem a frequência de postagens do seu canal e não correr o risco de mantê-lo muito tempo sem novos materiais.

Isso afasta o público e afeta o número de inscritos. 

3. Não elaborar um roteiro para os vídeos 

Um erro comum entre criadores de conteúdo do YouTube é pecar na hora de planejar o que vai ser abordado no vídeo. Como resultado, o apresentador pode se perder, fugir do tema e atrapalhar o ritmo das gravações. 

Ter um roteiro simples com os temas que precisam ser abordados, na ordem certa e com as principais informações destacadas torna o vídeo mais interessante e objetivo, além de facilitar na hora de gravar e editar. 

Separamos aqui mais alguns artigos que você pode gostar:

13 dicas de como conseguir 1000 inscritos no YouTube rapidamenteO que é clickbait no YouTube e por que você deve evitar fazê-loCampanhas de branding no YouTube agora podem gerar vendas

4 dicas para quem quer ser criador de conteúdo no YouTube

Agora que você decidiu criar conteúdo no YouTube, conheça algumas boas práticas para ganhar destaque na plataforma. 

1. Tenha bons equipamentos

A qualidade visual faz toda diferença na hora de reter a atenção e engajar o público no YouTube. Com a consolidação da plataforma, vídeos amadores, mal iluminados e com áudio ruim não têm mais espaço.

Por isso, quem quer ser um criador de conteúdo no YouTube precisa investir em boas ferramentas como:

câmera; tripé; microfone; iluminação; programas de edição. 

2. Não foque apenas em visualizações

Visualizações são uma importante métrica quando se trata de conteúdo em vídeo, mas não é a única forma de medir o desempenho das suas criações. 

Outras maneiras de analisar o engajamento e recepção do seu conteúdo é por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários. Essas ações falam muito sobre o êxito dos seus vídeos e como seu público responde ao que você posta. 

3. Produza conteúdo de qualidade

Sem dúvidas, conteúdo estratégico e de qualidade é determinante para o sucesso de um canal. Lembre-se de sempre ter em mente os interesses do seu público-alvo para entregar vídeos alinhados com suas preferências e dentro dos temas que o atrai. 

Pense que seus vídeos, independentemente do tema e do segmento, precisam entregar valor e benefício para quem assiste. Dessa forma, você conseguirá se destacar dos demais. 

4. Faça um cronograma de conteúdo

É uma boa ideia contar com uma agenda de conteúdo para garantir a periodicidade das postagens. Um cronograma de conteúdo ajuda você também a variar formatos, caso perceba que está postando muito certo tipo de vídeo. 

Da mesma maneira, esse calendário ajuda você a pensar de forma estratégica em dias, horários e temas conforme a análise de resultados dos seus vídeos anteriores. 

O YouTube é uma plataforma repleta de oportunidades para marcas e com uma audiência enorme ávida por informação e vídeos de qualidade.

Agora que você conferiu todas as dicas e truques de como criar conteúdo no YouTube, não perca tempo e coloque-as em prática para ampliar o alcance do seu negócio!

Você já ouviu falar no YouTube Shorts? Descubra o que é e fique por dentro dessa novidade da plataforma!

The post Como criar conteúdo no YouTube? appeared first on Rock Content – BR.

About Post Author

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Faça o Download do Ebook Gratuito

A Mentalidade de Sucesso do Empreendedor Online: Por Trás Das Mentes Dos Empreendedores Online Mais Bem-sucedidos De Todo O Planeta!

DOWNLOAD DO EBOOK*Abra o Link no Celular.

Sobre o Autor

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.