fbpx
Oi! Eu serei seu Mentor!

Oi! Eu serei seu Mentor!

Conheça o TREINAMENTO 100% ONLINE e GRATUITO, que te ensina a trabalhar em casa e a ter sucesso na internet. E descubra como vender qualquer tipo de produto!

ACESSAR O TREINAMENTO AGORA*Abra o Link no Celular.

Marketing sem Fins Lucrativos: atividades e estratégiasSuelen Wendler

Marketing sem Fins Lucrativos: atividades e estratégiasSuelen Wendler
Views: 36
0 0
Read Time:7 Minute, 33 Second

Dado que empresas e entidades apresentam diversas formas de organização, é essencial desenvolver estratégias publicitárias alinhadas com as particularidades de cada tipo de instituição.

Nesse quesito, o marketing sem fins lucrativos representa uma ótima alternativa para quem deseja contribuir com negócios de impacto social.

Mesmo que esse tipo de instituição não seja criada com o foco no lucro — diferente da maioria das entidades — ainda é necessário atrair a atenção do público para que essa iniciativa cumpra o seu propósito. Isso abre um excelente espaço para quem busca se especializar em um ramo específico da publicidade.

Se você quer entender um como criar estratégias de marketing para empresas sem fins lucrativos, siga com a leitura e confira nosso post!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como funciona o marketing sem fins lucrativos?

Na maioria dos casos, o marketing está sempre focado em atrair a atenção do cliente a fim de gerar um resultado financeiro positivo. Já nas organizações sem fins lucrativos, o objetivo está centrado no impacto social que o projeto consegue gerar.

Afinal, quanto mais pessoas esse projeto consegue atrair, a contribuição para ele aumenta e a sua mensagem se espalha para mais longe. Portanto, o marketing para essa finalidade deve ser mais humanizado e emocional, pois, ele pretende captar doadores e pessoas interessadas em contribuir com a causa.

Também é necessário que a mensagem trabalhe aspectos de empatia e colaboração, pois, diferente do que é feito em empresas, os ouvintes devem ser estimulados a realizar uma doação, ou seja, um desembolso financeiro sem uma contrapartida.

Como o marketing sem fins lucrativos pode ajudar?

Ter boas estratégias de marketing é importante em diversos aspectos nas instituições sem fins lucrativos. Entender os motivos no intuito de fazê-lo é importante e vai lhe auxiliar a ter ideias e pensar em táticas que ajudem a aumentar o alcance da organização, além dos impactos que ela pode gerar na sociedade. Para saber mais, continue a leitura!

Aumento da conscientização

Certamente sua organização sem fins lucrativos defende ideias e princípios com relação a um tema. Por exemplo, há entidades voltadas à proteção do meio ambiente, a assistência social e muitos outros temas.

Assim, é preciso espalhar as missões e metas que a instituição tem para conseguir mais ajuda, além de gerar consciência sobre os problemas que estão sendo enfrentados.

É nesse aspecto que o marketing é importante. Por meio dele, é possível aumentar a conscientização e alcançar muitas pessoas.

Seja por intermédio do online, usando as redes sociais, seja no físico, com o uso de banners e folhetos, por exemplo.

Levantamento de fundos

Apesar de a instituição não ter fins lucrativos, ela incorre em vários custos para manter suas atividades. Desse modo, é importante encontrar meios para levantar fundos e garantir que as operações continuem.

Nesse sentido, o Marketing sem Fins Lucrativos tem um papel importante. Por meio do aumento do alcance, certamente vão aparecer pessoas dispostas a ajudar na causa que está sendo defendida.

Assim, você consegue aumentar as arrecadações para garantir sucesso nas missões e no trabalho da organização. Além disso, pode pensar em expandir a atuação a fim de garantir sucesso.

Recrutamento de voluntários

Sua organização não precisa apenas de financiamento. Também necessita de indivíduos com vontade de ajudar na sua causa e, com isso, auxiliar a atingir as missões e objetivos que foram traçados.

Nesse sentido, o uso do Marketing sem Fins Lucrativos pode ser benéfico. Isso ocorre, pois, com mais indivíduos conhecendo sua luta, as chances de encontrar quem queira ser voluntário e ajudar são elevadas.

Quais são as principais práticas de marketing sem fins lucrativos?

Agora que você já sabe porque é importante investir em Marketing sem Fins Lucrativos, que tal entender quais são as melhores estratégias para serem adotadas? Com a intenção de lhe ajudar, separamos várias dicas realmente úteis. Vale continuar a leitura e conferir o conteúdo especial que preparamos para você!

Pesquisa de público-alvo

Para ter eficiência no Marketing é importante conhecer para quem você está falando. Por exemplo, no setor sem fins lucrativos, é possível destinar suas campanhas para doadores ou possíveis voluntários.

Esse entendimento vai lhe auxiliar a criar conteúdos relevantes e demonstrar a importância deles para que a organização alcance os objetivos que foram determinados.

Por isso, é necessário criar personas que auxiliem nas estratégias que vão ser adotadas pela instituição.

Vale ainda utilizar os dados para entender as características de quem já participa das suas ações. Também vale observar as redes sociais e as principais páginas da organização. Assim, você colhe feedbacks e encontra alternativas para o seu marketing.

Posicionamento de marca

Saber como posicionar sua organização e atingir os doadores ou voluntários é essencial para o médio e longo prazo. Para isso, é importante ter uma comunicação clara, com mensagens fortes que destacam a importância da sua atuação.

Por meio disso, você obtém mais simplicidade e facilidade na hora de elaborar as estratégias a serem utilizadas. Também consegue segmentar melhor as campanhas e atingir o público adequado.

Com isso, torna-se mais simples obter fundos e pessoas para ajudar em seus projetos. Além do mais, as chances de atingir os objetivos e cumprir a missão desenhada para o projeto.

Identidade visual

Uma boa identidade visual ajuda a passar profissionalismo. Assim, as pessoas tendem a confiar na seriedade da sua instituição sem fins lucrativos. Portanto, vale pensar nos designs a serem utilizados e criar uma logo que tenha relação com a missão e valores da organização.

Além disso, adote padronizações nos diversos canais que são utilizados. Por exemplo, use nas redes sociais cores e templates padrões. Por meio desse tipo de ação, consegue-se angariar mais indivíduos interessados em ajudar no projeto. Portanto, tenha cuidado com a questão visual da sua instituição.

Separamos alguns materiais ótimos que vão lhe ajudar a entender mais sobre identidade visual. Confira!

Entenda o que é identidade visual e qual a sua importância para a estratégia do seu negócioComo montar um feed no Instagram que passe a identidade visual de sua empresaSaiba o que é comunicação visual, exemplos e sua importância nas empresas

Senso de comunidade

Engajar os doadores e voluntários do projeto é essencial para garantir sucesso e alcançar os objetivos. Nesse sentido, é importante criar um senso de comunidade, fazer com que todos se sintam importantes no desenvolvimento das ações.

Há algumas ações que podem ajudar com essa tarefa. Por exemplo, criar eventos para reunir os envolvidos e apresentar detalhes sobre o que está acontecendo é uma boa alternativa.

Além disso, pode-se pensar em ações como a distribuição de camisetas, envios de informes com o uso de email marketing e atualizações constantes nas redes sociais, falando diretamente com o público definido anteriormente.

Transparência das ações

A transparência é parte importante na gestão de marketing sem fins lucrativos. As pessoas gostam da prestação de contas e tendem a colaborar mais quando as ações são feitas de maneira transparente.

Portanto, vale utilizar os principais recursos do Marketing para garantir mais clareza na destinação dos recursos da instituição. Por exemplo, usar uma aba no site com informações sobre os principais projetos é importante.

Além disso, usar o e-mail de doadores e voluntários para informar sobre o que está por vir e o que já foi feito também é relevante. Mantenha uma comunicação aberta e preze pela transparência.

Uso das mídias digitais

O uso das principais mídias digitais, como Instagram, Facebook e outra é uma ótima oportunidade para aumentar o alcance da instituição. Nesse sentido, usar recursos de vídeo é interessante.

Por exemplo, poste fotos e vídeos das pessoas que tiveram suas vidas mudadas pelo trabalho da sua organização. Além disso, apresente infográficos e conteúdos interativos com as principais estatísticas obtidas.

Ainda vale contar com depoimentos de outros doadores e voluntários, assim como de pessoas impactadas pelo projeto. Desse modo, você tem provas sociais de como a instituição é importante para a sociedade.

Geração de conteúdo

A geração de conteúdo também é um importante elemento na criação de autoridade da empresa e na distribuição de informações de valor para a comunidade.

Esse tipo de material pode ser feito diretamente nas redes sociais da organização, em um site específico ou por meio de e-book disponibilizados em um landing page.

Desse modo, você consegue atrair pessoas que compartilham do mesmo interesse, além de definir os melhores caminhos para a comunicação com o público. Isso faz com que sua estratégia seja mais eficiente e amplie o alcance diante da audiência.

Viu como é importante entender as particularidades do marketing sem fins lucrativos? Como a estrutura da organização difere dos moldes tradicionais, as campanhas também precisam ser remodeladas para atender aos objetivos desse tipo de entidade.

Assim, você consegue contribuir para otimizar os resultados e trazer novas pessoas engajadas em uma iniciativa de impacto social.

Está com dificuldade para organizar suas estratégias? Então confira as melhores planilhas para profissionais de marketing e entenda como elas podem ajudar no seu dia a dia!

The post Marketing sem Fins Lucrativos: atividades e estratégias appeared first on Rock Content – BR.

About Post Author

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Faça o Download do Ebook Gratuito

A Mentalidade de Sucesso do Empreendedor Online: Por Trás Das Mentes Dos Empreendedores Online Mais Bem-sucedidos De Todo O Planeta!

DOWNLOAD DO EBOOK*Abra o Link no Celular.

Sobre o Autor

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.