fbpx
Oi! Eu serei seu Mentor!

Oi! Eu serei seu Mentor!

Conheça o TREINAMENTO 100% ONLINE e GRATUITO, que te ensina a trabalhar em casa e a ter sucesso na internet. E descubra como vender qualquer tipo de produto!

ACESSAR O TREINAMENTO AGORA*Abra o Link no Celular.

Mastodon para marcas: vale a pena aderir a essa alternativa ao Twitter?Alina Neves

Views: 26
0 0
Read Time:4 Minute, 21 Second

Já faz um tempo que estamos acompanhando toda a situação do Twitter e Elon Musk.

Algumas das decisões de Elon Musk como novo CEO geraram polêmica — isso é o mínimo que podemos dizer! Um dos pontos sujeitos a questionamento é a intenção de tornar o selo de conta verificada acessível a qualquer usuário, mediante cobrança mensal de US$ 8,00. Até então, esse selo era gratuito e limitado às contas autênticas ou de grande influência na plataforma.

Algumas pessoas argumentam que essa decisão vai dificultar a diferenciação de marcas, empresas e personalidades importantes, uma vez que qualquer usuário terá condições de comprar a verificação. Na verdade, isso até causou uma onda de contas falsas “verificadas” em nomes de políticos, celebridades, grandes organizações e empresas, gerando uma certa confusão.

So this is all going well still. Did Kari Lake concede in Arizona? Nope, it’s an $8 fake blue check. Been live nearly 8 hours at time of posting (yeah, timezones) pic.twitter.com/elU9i7Y8tc

— Arieh Kovler (@ariehkovler) November 11, 2022

Então, com tudo o que tem acontecido ultimamente no Twitter, usuários e marcas estão abertos a novas redes sociais, e algumas opções cresceram significativamente desde o último dia 27 de outubro.

É aí que entra o Mastodon! O aplicativo está sendo amplamente divulgado como possível substituto do Twitter. E não é à toa, já que o número de downloads na App Store e no Google Play bateu 489.000 em duas semanas. Atualmente, a rede conta com mais de 1,5 milhão de usuários ativos mensais.

Ou seja, se você ainda não tem conta no Mastodon, provavelmente está se perguntando se essa rede social vale a pena para as marcas e como funciona, certo? Pois nós também, e é por isso que escrevi este artigo!

O que é o Mastodon e como funciona?

Mastodon é uma plataforma gratuita de código aberto desenvolvida por Eugen Rochko em 2016.

Caso não tenha familiaridade com o termo “plataforma de código aberto”, isso significa que o Mastodon tem várias opções de servidores, executados por diferentes grupos ou indivíduos, em vez de ter uma plataforma central controlada por uma única empresa — como o Twitter, em que você pode digitar www.twitter.com em seu navegador e se inscrever.

Então, se você quiser entrar no Mastodon, o primeiro passo é escolher um servidor (conhecido como “instância”) e seu nome de usuário, que incluirá essa instância (da mesma forma que acontece com seu e-mail corporativo).

Pode ser complicado e um tanto técnico demais, eu sei. Mas, com todo o “zumbido” em torno dessa nova rede social, já existe um quiz para ajudar você a definir a melhor instância para as suas necessidades ou interesses. Bastante útil, certo? E você também encontra tutoriais bem explicados de como entrar na plataforma e encontrar seus amigos por lá.

Depois de definir sua instância e encontrar seus amigos, a plataforma é muito semelhante ao Twitter: você pode compartilhar seus pensamentos, postar memes e interagir com seus colegas.

O Mastodon é uma alternativa para as marcas?

O Mastodon é uma rede social promissora. Isso porque vemos cada vez mais pessoas dispostas a explorar diferentes plataformas de mídia social que, de alguma forma, oferecem algo diferente do que estamos acostumados.

O BeReal é um bom exemplo, pois a plataforma teve seu crescimento impulsionado pelas pessoas que estavam cansadas com o conteúdo patrocinado e sentiam falta de um lugar para apenas se conectar com pessoas. E é exatamente isso que o Mastodon promete: uma rede descentralizada e de código aberto, sem algoritmos ou anúncios. Segundo o próprio site, a plataforma é uma “mídia social radicalmente diferente, de volta às mãos das pessoas”.

Mas, vale a pena para as marcas? Gosto de pensar que tudo o que brilha aos olhos do nosso público merece um pouco da nossa atenção. Se é interessante para essas pessoas, é importante tentar entender o porquê.

Inclusive, é isso que a Volkswagen está fazendo. Recentemente, a marca parou de anunciar no Twitter, acreditando que “o Mastodon é uma plataforma atraente que a empresa gostaria de experimentar”.

Mas, se decidir aderir a essa nova rede social, é importante nivelar as suas expectativas. Tudo ainda é muito experimental, e as pessoas estão primeiro tentando descobrir como entrar na plataforma e encontrar seus amigos para seguir.

Já ficou claro para nós que, neste primeiro momento, a proposta do Mastodon é possibilitar conexões reais entre as pessoas. Também sabemos que é incerto como os anúncios vão funcionar lá, já que estamos falando de muitos servidores —na faixa de 4.600. Como cada servidor tem suas próprias regras, ainda é muito cedo para definir como vai funcionar esse ambiente para as marcas.

Mas se podemos dar uma sugestão: entre no Mastodon desde já, só que como profissional de Marketing — e não como marca. É o momento perfeito para explorar o terreno, antes de começar a planejar qualquer ação.

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

The post Mastodon para marcas: vale a pena aderir a essa alternativa ao Twitter? appeared first on Rock Content – BR.

About Post Author

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Faça o Download do Ebook Gratuito

A Mentalidade de Sucesso do Empreendedor Online: Por Trás Das Mentes Dos Empreendedores Online Mais Bem-sucedidos De Todo O Planeta!

DOWNLOAD DO EBOOK*Abra o Link no Celular.

Sobre o Autor

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.