fbpx
Oi! Eu serei seu Mentor!

Oi! Eu serei seu Mentor!

Conheça o TREINAMENTO 100% ONLINE e GRATUITO, que te ensina a trabalhar em casa e a ter sucesso na internet. E descubra como vender qualquer tipo de produto!

ACESSAR O TREINAMENTO AGORA*Abra o Link no Celular.

Robô aspirador adquirido pela Amazon pode mapear as casas dos usuários e levanta preocupações sobre privacidadeErick Bernard

Views: 47
0 0
Read Time:4 Minute, 23 Second

Sabemos que os dados são uma ferramenta extremamente importante para ajudar os profissionais de Marketing a terem sucesso em suas estratégias. Quanto mais rica a informação, mais perto as marcas podem chegar de seus públicos. Pensando nisso, as empresas estão fazendo todo o possível para proporcionar uma experiência mais personalizada, que, no final das contas, é focada na satisfação do cliente e em aquisições/receita.

Outra tendência que impacta não só a vida dos profissionais de Marketing, mas de todo mundo, são os gadgets inteligentes, cada vez mais próximos e comuns em nosso dia a dia. Agora podemos pedir aos dispositivos para acender as luzes, agendar reuniões, cuidar de nossos animais de estimação, tocar nossas músicas favoritas ou adicionar algo à lista de compras. Em breve, também poderemos pedir a eles que façam algumas tarefas domésticas para nós, e isso está mais perto do que você imagina.

A Amazon anunciou recentemente a aquisição da iRobot Corp., fabricante do aspirador Roomba. O acordo de US$ 1,7 bilhão pode ser visto não apenas como “uma compra cara”, mas uma nova maneira de nos aproximar de robôs limpadores no dia a dia.

Como mencionado, quanto mais próximas as marcas estiverem das pessoas, maiores são as chances de venderem novas ofertas de produtos e serviços de forma personalizada. Em um futuro próximo, a Alexa saberá não apenas qual é sua música favorita ou a que horas você acorda durante a semana, mas também o quão grande é sua casa e até mesmo quão bagunçada ela é.

Existem alguns modelos de aspiradores Roomba que podem fazer mais do que isso, digitalizando e mapeando ambientes. Com a integração com os sistemas da Amazon, a empresa poderá obter mais dados sobre as casas e rotinas das pessoas. Ao obter alguns insights sobre como alguém vive, é possível fazer algumas inferências e ajudar os profissionais de Marketing a criar novas ofertas de acordo com necessidades ou preferências específicas.

Mas, é claro, há algumas preocupações de privacidade que teremos que levar em consideração. Os dados dos usuários são ouro em uma era em que se discute o fim dos third-party cookies e as empresas procuram falar diretamente com seu público, trazendo mensagens cada vez mais personalizadas, o que também pode aumentar o ROI da campanha.

Por outro lado, usar as informações pessoais dos clientes é algo sério e as empresas precisam tratar isso com cuidado e, o mais importante, com transparência. O usuário precisa conhecer todas as informações coletadas e deve ter a capacidade de aceitar ou não.

Tudo isso se aplica a todas as marcas que coletam dados dos usuários, no mundo virtual ou real.

O que a Amazon saberia sobre você?

Ao mapear uma casa inteira, quanto maior a casa, mais rica a pessoa pode ser, então produtos e serviços premium podem fazer sentido para esse cliente. Dependendo do tipo de revestimento no piso, é possível saber não só a riqueza de alguém, mas também oferecer tipos específicos de produtos de limpeza.

Entendendo o tipo de material encontrado no chão, o robô pode entender se a família tem filhos (encontrando brinquedos, por exemplo) ou animais de estimação (encontrando… bem, você pode imaginar). Mais uma vez, duas grandes oportunidades para os profissionais de Marketing.

Também será possível saber quando vamos dormir ou estamos em um momento mais privado, batendo em uma porta fechada no quarto ou no banheiro. Isso parece um pouco assustador.

Os clientes estão preocupados com seus dados

As pessoas estão preocupadas com a forma como as empresas estão lidando com seus dados. Mais da metade, 55%, disse a uma pesquisa do The Drum que não gosta de compartilhar seus dados pessoais, mesmo que o preço seja para uma melhor experiência digital.

No entanto, o aspirador é mais um dispositivo a ser adicionado à nossa rotina, recebendo frequentemente informações sobre como estamos vivendo nossas vidas e transformando essas informações em dados de negócios. A questão é: o quão seguro tudo será e qual é o limite de coisas inteligentes e conectadas em nossas vidas? Queremos que as empresas saibam tanto sobre nós?

Apesar da preocupação com a privacidade, temos que admitir que a aquisição é uma grande jogada para a Amazon e pode trazer bons resultados para o negócio, ao mesmo tempo em que facilita a vida das pessoas e mantém suas casas arrumadas, apenas dizendo “Alexa, limpe meu quarto”.

Mas a grande lição aqui é: o mundo está recebendo cada vez mais dados, de diferentes fontes e dispositivos. Como profissionais de Marketing, precisamos saber lidar com essa enorme quantidade de informações para trazer resultados aos nossos negócios, mas sempre respeitando a privacidade dos clientes.

Os clientes já estão preocupados. Sim, suas campanhas de desempenho podem obter um impulso no curto prazo. Mas você pode ter problemas a longo prazo se tiver uma crise de imagem por desrespeitar as informações e desejos do seu cliente. Tome cuidado. E seja sempre transparente!

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

The post Robô aspirador adquirido pela Amazon pode mapear as casas dos usuários e levanta preocupações sobre privacidade appeared first on Rock Content – BR.

About Post Author

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Faça o Download do Ebook Gratuito

A Mentalidade de Sucesso do Empreendedor Online: Por Trás Das Mentes Dos Empreendedores Online Mais Bem-sucedidos De Todo O Planeta!

DOWNLOAD DO EBOOK*Abra o Link no Celular.

Sobre o Autor

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.