fbpx
Oi! Eu serei seu Mentor!

Oi! Eu serei seu Mentor!

Conheça o TREINAMENTO 100% ONLINE e GRATUITO, que te ensina a trabalhar em casa e a ter sucesso na internet. E descubra como vender qualquer tipo de produto!

ACESSAR O TREINAMENTO AGORA*Abra o Link no Celular.

Saiba como encontrar um blog antigo na internetLeandro Abreu

Saiba como encontrar um blog antigo na internetLeandro Abreu
Views: 41
0 0
Read Time:8 Minute, 21 Second

Você sabe como encontrar um blog antigo? Ser achado na internet é um dos principais objetivos (senão o maior) do Marketing Digital. Afinal, de que adianta ter um site institucional, um blog ou e-commerce, se ninguém o visita?

Felizmente, existem várias maneiras de levar tráfego (visitantes) para as suas páginas na web. O grande ponto é que quando um site deixa de ser mantido ou atualizado, ele realmente pode desaparecer dos buscadores e das redes sociais — mas não completamente.

Uma plataforma chamada Internet Archive Wayback Machine cataloga snapshots da maioria dos sites da web desde 1996. Isso significa que se você deseja acessar um material antigo, que foi tirado do ar, ler notícias do passado ou, simplesmente, relembrar blogs que costumava visitar, é possível dar uma espiada nessas páginas.

Explicamos tudo isso e muito mais nos tópicos a seguir. Vamos lá? 

Como encontrar um blog na internet?

Antes de saber como encontrar um blog antigo na grande rede, vamos começar pelo básico?

Os blogs são grandes ícones da Transformação Digital das empresas, pois mudaram a forma como as marcas se comunicam e são encontradas por seus clientes. Existem várias maneiras de uma página ser encontrada na internet. As principais delas são:

buscadores: Google, Yahoo!, Bing e DuckDuckGo, por exemplo;redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn, entre outras;anúncios: links em banners, comerciais e outros meios de divulgação pagos;e-mail: links em mensagens de e-mail;referência: links em artigos de páginas na internet;direto: acesso direto do site pelas pessoas a partir do seu endereço.

Todos esses canais podem ser utilizados em uma estratégia de Marketing na internet. Além disso, o desempenho deles vai depender da maneira como são trabalhados e do comportamento do público alcançado.

Embora outros caminhos sejam igualmente válidos, o Google continua sendo visto como o grande agregador de páginas na internet. Portanto, se você realmente deseja que o seu negócio seja encontrado, é fundamental conquistar boas posições no buscador.

Como fazer um blog aparecer no Google?

Assim como em outras plataformas, existem duas formas de aparecer no Google e levar os usuários para o seu blog:

tráfego pago;tráfego orgânico.

A maioria das empresas recorre aos dois caminhos para aumentar o número de visitantes e cada um deles tem suas características e benefícios. Veja!

Tráfego pago (Google Ads)

Como o nome diz, o tráfego pago é aquele composto por usuários que chegaram até o seu blog por meio de anúncios pagos. No Google, eles estão listados no topo dos resultados de pesquisa com a marcação “Anúncio”.

Para uma página do seu blog aparecer ali, é preciso criar uma campanha no Google Ads, a ferramenta de publicidade do Google. O seu site precisa cumprir alguns critérios de usabilidade e conteúdo para ser elegível e as posições são definidas por meio de uma espécie de leilão de palavras-chave.

Há um valor de lance mínimo estipulado de acordo com a concorrência e quem paga mais pelo clique ou pela impressão (visualização) fica acima. É basicamente assim que as listas são montadas, de acordo com aspectos como:

público;horário;dia;região.

Após a exibição dos anúncios pagos são apresentados os resultados orgânicos.

Tráfego orgânico (SEO)

O tráfego orgânico é aquele que não exige pagamento direto pelas visitas ao blog. Ou seja, são as pessoas que chegam “naturalmente” às suas páginas, clicando nos resultados abaixo dos links patrocinados do Google.

A verdade, porém, é que o buscador adota uma série de critérios para definir quais sites ficam no topo, e, obviamente, não os divulga por completo. 

É aí que entra o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Pesquisa), que reúne técnicas, ferramentas e estratégias criadas por empresas e profissionais para colocar as páginas nas primeiras posições dos buscadores.

É importante destacar que, embora não exista cobrança para indexar ou rankear nos resultados orgânicos, investimentos são necessários para que o seu blog apareça, como:

criação e otimização de páginas para dispositivos móveis;produção de conteúdo otimizado para SEO;aplicação e aprimoramento de estratégias de Marketing de Conteúdo.

A depender do seu segmento, da concorrência do mercado e do posicionamento que deseja obter, pode ser necessário investir também em conteúdos pagos em portais já consolidados e até em assessoria de imprensa.

Isso acontece porque o Google tem aprimorado os seus algoritmos ao longo dos anos para entregar os resultados mais relevantes aos seus usuários.

Apesar de parecer mais complexo, porém, o tráfego orgânico tem uma grande vantagem: os seus resultados são duradouros. É muito mais fácil encontrar um blog antigo na internet quando os seus criadores realizaram um bom trabalho de SEO no passado.

Como encontrar um blog antigo na internet?

É perfeitamente possível encontrar blogs antigos nos buscadores, desde que as suas páginas continuem atendendo os critérios mínimos de rankeamento. O Google, inclusive, tende a dar prioridade a sites mais “maduros” ao listar os resultados, embora isso varie muito de pesquisa para pesquisa.

O fato é que, enquanto um blog estiver disponível — ou seja, continuar sendo mantido no ar por seus proprietários —, ele continuará sendo indexado pelos robôs dos buscadores. 

Mesmo quando o conteúdo dos sites abandonados fica desatualizado ou as suas páginas deixam de atender aos padrões técnicos da atualidade, eles costumam se manter nas listagens de resultados, porém, em posições muito baixas.

Sendo assim, uma das formas de encontrar blogs antigos na internet é vasculhar sites mal rankeados nos buscadores, aqueles que se encontram nos últimos “o”s do índice Google. 

Um jeito mais fácil de fazer isso é refinar a sua busca. Basta clicar em “Ferramentas” após fazer uma busca e, na segunda opção (onde está pré-selecionado “Em qualquer data”), clicar em “intervalo personalizado”.

Como dito, porém, esse método só funciona para sites e blogs antigos que continuam no ar.   

Como encontrar sites que já saíram do ar?

Você já deve ter ouvido falar que, uma vez publicado, é impossível remover completamente um conteúdo da internet. Isso é muito válido para postagens virais, pois é impossível ter controle sobre quem copiou ou fez o download do conteúdo, e qualquer um desses usuários pode torná-lo público novamente.

Entretanto, isso é algo relativo. Para páginas e conteúdos que não têm perfil viral e que nunca tiveram um grande volume de acessos, é sim, possível remover.

O que acontece, na maioria das vezes, é que os proprietários de projetos abandonados deixam de arcar com a infraestrutura do site, como hospedagem e renovação de domínio.

Após algum tempo, as empresas que fornecem o serviço apagam os dados de seus servidores. Isso, quando o próprio proprietário não faz essa solicitação de imediato.

O que muita gente não sabe é que existem plataformas que guardam cópias de sites da internet para consulta, como a Internet Archive Wayback Machine.

O seu banco de dados não cobre todos os sites que são publicados, nem é possível acessar as páginas de fato, apenas capturas de tela. Ainda assim, é uma boa forma de como encontrar um blog antigo.

Como usar a ferramenta Internet Archive Wayback Machine?

Existem outras ferramentas com a mesma proposta, mas a mais famosa é a Internet Archive Wayback Machine. Uma das suas grandes vantagens é que ela é extremamente simples de usar. Basta inserir o endereço do blog antigo que deseja encontrar e selecionar um snapshot pelas datas disponíveis.

Para montar o nosso tutorial, vamos fazer uma busca pelo blog Marketing de Conteúdo, que é a antiga versão do atual Blog da Rock.

Assim, você também pode conferir o que mudou por aqui nos últimos anos, além do nome, é claro. Vamos em frente!

1. Faça uma busca pelo blog no Internet Archive Wayback Machine

Para saber como encontrar um blog antigo, a primeira coisa a ser feita é entrar no seguinte site:

http://archive.org/web/

Após acessá-lo, você logo verá a barra de busca em que deve ser inserido o endereço (URL) do blog que pretende encontrar.

No nosso exemplo, buscamos por “marketingdeconteudo.com” e clicamos em Browse History.

Observe que a primeira informação exibida é a quantidade de vezes e o período em que as páginas do endereço buscado foram capturadas pela ferramenta.

No caso, 120 vezes entre outubro de 2012 e julho de 2022. Também é exibido um gráfico que indica quais datas têm mais capturas disponíveis.

2. Selecione um snapshot tirado na data desejada

Por padrão, a ferramenta exibe o calendário do ano atual ou último ano em que as imagens foram capturadas. Sendo assim, você deve, primeiramente, selecionar um ano no gráfico superior e depois escolher o dia em que foi realizado o snapshot nas datas marcadas em azul — quanto maior a bolinha, mais imagens foram capturadas e, consequentemente, melhor será a visualização.

Como exemplo, selecionamos 8 de fevereiro de 2014, quando o nosso blog estava dando os seus primeiros passos no mercado.

3. Selecione um horário e visualize a página desejada 

Por fim, basta selecionar um horário entre as opções de snapshot disponíveis (se houver) para iniciar o carregamento da página.

A quantidade de imagens capturadas na data varia de um endereço para outro. Sites muito antigos podem apresentar alguma falha na exibição de algum texto ou elemento.

No nosso exemplo, porém, o blog foi muito bem capturado. É possível até acessar e ler alguns artigos da página principal e observar efeitos de transição.

Se desejar, você pode conferir a home atual do nosso blog para comparar com a versão de 2014. Muita coisa mudou desde lá!

Viu só como é fácil? Agora você sabe como encontrar um blog antigo na internet, esteja ele ativo ou não. Isso é útil para relembrar o passado e curtir um pouco de nostalgia, mas também para ilustrar o desenvolvimento do seu projeto e encontrar conteúdos que podem ser úteis nos dias de hoje.

Falamos muito sobre blogs neste artigo, mas você sabe como criar um? Continue por aqui e confira o nosso passo a passo com tudo o que você precisa para criar o seu!

The post Saiba como encontrar um blog antigo na internet appeared first on Rock Content – BR.

About Post Author

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Faça o Download do Ebook Gratuito

A Mentalidade de Sucesso do Empreendedor Online: Por Trás Das Mentes Dos Empreendedores Online Mais Bem-sucedidos De Todo O Planeta!

DOWNLOAD DO EBOOK*Abra o Link no Celular.

Sobre o Autor

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.